Afrolatinas

Ajude a construir a Casa Afrolatinas

um espaço de cyber cultura dedicado às mulheres negras e às comunidades periféricas do Distrito Federal!

Uma casa de mulheres negras

Há 13 anos realizamos o Festival Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina, plataforma para gerar renda e fortalecer saberes e fazeres de mulheres negras nos mais diferentes campos do conhecimento. Latinidades tem sido espaço ativador de encontros, encantos, formações e oportunidades diversas para muitas mulheres. Agora queremos ampliar as nossas ações e abrir as portas dessa casa de afetos o ano todo.

Inspiradas nos antigos modelos de lanhouse e nos novos desafios em tempos de digitalização, a casa vai oferecer estrutura física e tecnológica para fortalecer trajetórias, negócios e potências de mulheres negras, empreendedoras/es criatives perifériques e mais!  Sabemos que internet, letramento digital, estrutura e tudo aquilo que pode ser considerado básico para alguns, ainda não e realidade para o nosso povo mas, se depender de nós, será.

Onde?

Nosso sonho de ter uma casa encontrou lugar no Varjão,  comunidade periférica com população de 80% de pessoas negras e que escancara a dualidade existente entre a proximidade física do Plano Piloto e a distância no acesso às oportunidades. Aqui o racismo ambiental nos lembra o tempo todo que a cidade planejada foi construída para excluir e não para incluir. Ao mesmo tempo as tecnologias ancestrais e o legado de mulheres negras que vieram antes de nós nos coloca em posição de criar nossos prioprios espaços e oportunidades para nós e para nossa comunidade. É nós por nós!

Nossa história é coletiva, e a construção desse sonho não poderia ser de outra maneira. Se conseguirmos arrecadar a meta do primeiro ano, alugaremos o espaço, contrataremos colaboradores e oficineiros, compraremos computadores e mobiliário, conseguiremos arcar com outros gastos fixos como água, energia, internet e equipamentos de audiovisual.

Quem somos?

O Instituto Afrolatinas é organização de mulheres negras sediada no Varjão, Distrito Federal. Mulheres entre 23 e 45 anos de idade, cujas trajetórias se somam à missão da entidade. Desenvolvemos ações transversais a partir do lugar das artes, da cultura e da educomunicação. Somos plataforma de formação, aceleração, inovação, tecnologia e impacto social e nos valemos de metodologias disruptivas para atuar nos temas do empreendedorismo; geração de renda; produção, gestão cultural, políticas públicas e empoderamento, especialmente, de mulheres e meninas negras.

Atuamos para articular e fortalecer diferentes saberes: nas artes, na academia, na rua, em casa, na escola, no chão de fábrica, na comunicação, nos movimentos sociais, nos legados ancestrais… na diversidade infinita das nossas potências e possibilidades de produção de conhecimento. Acreditamos no papel cidadão, político, econômico, inclusivo e inventivo das artes e da cultura, diante das transformações que o mundo necessita. Assim nos movemos. 

Durante a pandemia temos nos concentrado em desenvolver projetos para gerar renda e oportunidades para empreendedoras criativas e intelectuais negras. Para conhecer nossas iniciativas, acesse o nosso site: www.afrolatinas.com.br

Comentários desativados em Ajude a construir a Casa Afrolatinas
 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es