Afrolatinas,  Latinidades 2020,  Mesas de Conversa,  Nossos Passos Vêm de Longe,  Programação 2020,  Utopias Negras

Arte, utopia e criatividade

Sim, nós podemos e devemos falar dos nossos sonhos, desejos, utopias e inventividades! Nós, trabalhadoras negras da cultura, produzimos enquanto carregamos subjetividades e marcadores sociais que nos impactam brutalmente. Ainda assim, temos uma capacidade extraordinária de inspirar, mover mundos e materializar transformações. Nossas criações e fazeres incidem sobre caminhos, futuros e realidades.

Sempre tivemos papeis fundamentais na luta. Esse front nos move e, ao mesmo tempo, esgota. Precisamos também de espaços de cura, troca e alimentação da nossa criatividade. Então, essa mesa será uma conversa com realizadoras e criadoras negras sobre utopias, subjetividades e processos criativos. E quem vai estar com a gente nessa conversa potente e necessária?

Elisa Lucinda (ES)
Elisa Lucinda, poetisa, jornalista, cantora, arte-educadora e atriz. Idealizadora e fundadora da Casa Poema, ela tem mais de uma dezena de livros publicados. Uma das maiores responsáveis pela popularização da poesia no Brasil.

Giovanna Heliodoro (MG)
Historiadora, comunicadora, afrotransfeminista, produtora do Festival TransViva!, Colunista do Influência Negra e Social Media. Integra ao EQUI articulando ações acerca da inclusão de diversidade no mercado de trabalho. É produtora de conteúdo do perfis Trans Preta e uma das autoras do livro Raízes – Resistência Histórica.

Bixarte (PB)
Cantora, compositora, poetisa e rapper são faces da arte que a Bixarte explora. Ela é Bicampeã do Slam estadual da Paraíba e finalista do Slam Brasil. Aos 18 anos, lançou seu primeiro trabalho musical chamado “Revolução”; e aos 19 sua mixtape “Faces”; e “Faces Remix”. Bixarte canta e recita sobre o que vive e também sobre a urgência de falar sobre corpos invisibilizados.

Gabriela Loran (RJ)
Gabriela Loran é atriz, modelo, palestrante, Youtuber, influenciadora Digital, Futura Psicóloga e uma mulher inspiradora. Foi a primeira atriz trans a viver uma personagem trans na novela “Malhação” da emissora Globo, e teve a oportunidade de viver diversas personagens na TV e no Cinema. Já apresentou seu TEDx talks e tem um canal no YouTube onde fala sobre sua vida enquanto mulher trans. Lançou uma coleção na “Farm” no mês do orgulho LGBT, onde teve seus poemas estampados nas peças. Além disso apresentou seu Oráculo no Fórum de Igualdade Racial para o IDBR. Gabriela vem usando suas redes sociais para trazer mais humanidade a comunidade TRANS. Uma porta voz do momento de mulheres trans.

Mediadora: Val Benvindo (SSA)
Empresária, produtora, jornalista, comunicóloga, vodunsi

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es