Espaço Geek

Geek é um termo amplo para definir pessoas que se interessam por cultura pop (quadrinhos, filmes e séries), tecnologia, jogos eletrônicos e analógicos, bem como literatura especulativa. Dentro deste grupo estão inseridos nichos específicos como nerds e gamers, por exemplo. Assim, um espaço geek é um receptáculo para todo o tipo de público, desde pessoas fanáticas até aquelas que consomem, mas não se identificam como geeks.

Embora a identidade geek esteja diretamente relacionada ao modo de consumo, os discursos convencionais predominam na elaboração de campanhas publicitárias e conteúdos na internet, assim, a população negra – a que mais consome – tem sido a menos representada, assim como é a menos considerada público-alvo, conforme a Pesquisa Game Brasil.

O Espaço tem como objetivo ser um ambiente seguro onde podemos nos sentir confortáveis para reafirmação dessa identidade e diversão numa perspectiva comunitária. Conta com a curadoria de Ane Quiangala, Preta Nerd.

23/7, sábado

19h Talk: “Nerd da Quebrada para o mundo” com L0ad Comics

Local: ÁREA EXTERNA, Museu Nacional

Load é um influenciador digital aficionado por quadrinhos e hip-hop. Tem uma história inspiradora para toda e qualquer pessoa negra que sonha em produzir conteúdo para internet e viver do que ama. Longe de ter uma perspectiva meritocrática, a fala de Load é uma concretização de construção de futuros profissionais possíveis no mercado geek.

18h à 0h Liberação de máquinas de fliperama para jogar gratuitamente

24/7, domingo

17h Roda de Conversa: O que a cultura pop significa pra você?

Local: EXCEPCIONALMENTE NO FOYER, Museu Nacional

Produtoras e produtores negras e negros de cultura pop, games e quadrinhos tem muito a compartilhar sobre suas perspectivas, experiências e como ser nerd se transformou em profissão. Nesta roda temos conhecidas representantes desse universo encantado.

Convidades:

Maah Lopez

 PRETA & LGBT / Apresentadora & Comentarista e-Sports

Iniciou sua carreira como streamer no Facebook jogando Free Fire, e se tornou uma reconhecida comentarista de e-Sports.

L0ad Comics

Criador(a) de conteúdo digital. Iniciou sua carreira como youtuber, mesclando sua paixão por quadrinhos e pelo hip hop. Alcançou os 100k se tornando um dos 20 creators pretos mais influentes segundo a Forbes (2019).

Patti Maionese

Black Girl Magic | Cosplayer | Gamer | Star Wars

Drielly,mais  conhecida como Patti Maionese, é uma das cosplayers mais reconhecidas pela sua caracterização de personagens do universo de Star Wars e Marvel. É jurada na CCXP, o maior evento de cultura pop!

Mediadora: Preta Nerd

18h às 0h Liberação de máquinas de fliperama para jogar gratuitamente

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es