Latinidades Pretas

LATINIDADES PRETAS

Uma plataforma online criada para reunir conteúdos, gerar renda e dar suporte à empreendedoras negras, trabalhadoras da cultura e da economia criativa.

Latinidades nasceu com a emergência da crise sanitária e humanitária global desencadeada pela pandemia da Covid-19 e por uma ação colaborativa entre Instituto Afrolatinas e Feira Preta, no exercício de contribuir para a redução dos impactos econômicos do Covid-19.

Com a necessária suspensão de eventos culturais, fechamento de estabelecimentos comerciais e outras medidas para garantir o isolamento social, ficou ainda mais evidente a vulnerabilidade das trabalhadoras da economia criativa: empreendedoras, produtoras, artistas, artesãs, escritoras, chefes de cozinha, mães, trabalhadoras domésticas, intelectuais, mulheres autônomas, em trabalho formal ou informal.

Notamos que a produção e disponibilização de conteúdos online têm priorizado como objetivo o entretenimento e a capacitação das pessoas que estão em quarentena, porém, acreditamos na necessidade de ir além e criar estratégias para a monetização/geração de renda para as conteudistas. Sabemos que empreendedoras negras, em geral, não possuem fundos de reserva para o próprio sustento, geram renda para outras famílias com seu trabalho e ainda são arrimos de família.

Estamos interessadas em conteúdos de todas as linguagens artísticas e em diferentes formatos e suportes, produzidos por artistas, produtoras, agentes culturais negras de todas as regiões do país. Em poucos dias Latinidades Pretas se materializou e se agigantou, mostrando potencial de continuidade. Estamos em fase de elaboração da próxima edição. Aguardem!