Afrolatinas

Parceria com o projeto Afrobooktuber, A Outra História, com Boris rende recital especial

Nos dias 22 e 23 de julho uma parceria com a plataforma colombiana Afrobooktuber, liderada pelo produtor Boris Palacios, vai marcar presença no Festival Latinidades, com artistas de Colômbia e  Honduras. 

Dá uma olhada nas bios dessas potências:

Mary Grueso – Colômbia 

Mary Grueso Romero é poetisa, escritora e narradora oral, com uma longa trajetória. Pioneira da literatura infantil afro-colombiana. É considerada hoje como uma das poetisas e escritoras m ais importantes da Colômbia. Nasceu em Guapi, Cauca. Vive em Buenaventura. Professora do Ensino Médio do Normal Nacional de Guapi (1980), Bacharel em Espanhol e Letras (1994) Especialista em Ensino de Literatura pela Universidade de Quindío, Armênia, (1999). Especialista em Recreação e Recreação para o Desenvolvimento Social e Cultural pela Universidade Los Libertadores de Bogotá, 2003. Pós-graduada em Ensino de Letras, pela Universidade Quindío, Armênia, 2000. Desde 1995 participa do Encontro de Mulheres Poetas Colombianas, no Rayo Museu, Roldanillo, Valle del Cauca. Foi reconhecida em 2018 como Almanegra, o equivalente a Almadre, o mais alto reconhecimento que o Encontro de Mulheres Poetas Colombianas pode conceder. Foi reconhecida em 2010 pelo Conselho Presidencial para a Eqüidade da Mulher e pela Câmara de Comércio de Cali, como uma das Cem Mulheres Mais Destacadas do Vale do Cauca. Possui cinco livros de poesia publicados. Foi condecorada com a Distinção de Mérito Cívico “DON PASCUAL DE ANDAGOYA” de Buenaventura. 

Xiomara Cacho – Honduras 

Mestra em Direitos Humanos, destacada personagem nacional e internacional, escritora antologizada e premiada, máxima expoente da literatura escrita por negros em Honduras. Prêmio Arte Literária de Honduras. Educadora, analista, produtora cultural, suas obras são uma reprodução fiel e exata da realidade, onde ela revela os personagens como testemunhos dos problemas da existência humana, reproduzindo e denunciando os males que afligem a sociedade, com o intuito de transmitir ideias da forma mais verdadeira e forma objetiva possível. Seus escritos são uma consciência de classe viva e refletem circunstâncias sociais, questões étnico-raciais, educacionais, além outras inequidades. 

Luz de Carmen Serna – Colômbia 

Poetisa, compositora, declamadora, professora, nascida em Quibdó. Premiada por escrever hinos e músicas, também conciliou a arte com os estudos em comércio e administração e é uma das grandes referências nas duas áreas. No Latinidades 2021 vamos conhecer o seu lado artístico em um recital.

Emilia Caicedo – Colômbia 

Emília Caicedo Osorio é graduada em Psicopedagogia e Administração Educacional, com especialização em Organização e Desenvolvimento Comunitário.  Poetisa, escritora, pesquisadora e gestora cultural.  Atualmente é integrante da Academia de História do Chocó, atua como educadora há 45 anos. Foi chefe de Cultura e Turismo do Chocó (1999-2001), premiada pelo Ministério da Cultura como uma das três melhores gestoras culturais do país. Também foi reitora da Escola Normal Superior Manuel Cañizales de Quibdó.

Ereilis Navarro Cáceres – Colômbia 

Escritora, conferencista, contadora de histórias, poeta, professora da língua espanhola e de literatura, premiada por suas obras literárias. Muitos de seus escritos são sobre o penteado afro como resistência, comunicação e estratégia pedagógica. Nasceu no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). Seu nascimento aconteceu em um dos Palenques Urbanos da Cidade de Barranquilla (bairro de La Manga). Trabalhou desde muito jovem ajudando a mãe na comercialização de algumas das mais antigas gastronomias de San Basilio de Palenque (pães, cocadas e alegrías) e faz questão de incluir isso em sua biografia.

Valentina Palacios Perez – Colômbia 

Valentina Palacios Pérez tem 16 anos. Gosta de música. De ouvir música, fazer música e sentir música. É escritora desde os 11 anos e  atua, principalmente, em ensaios e poemas. Ama arte em todas as suas expressões, adora fotografia, pintura, escultura e é uma fiel amante da filosofia. Se define como “uma jovem sedenta de sucesso e desejosa de alcançar todos os seus objetivos”. 

Comentários desativados em Parceria com o projeto Afrobooktuber, A Outra História, com Boris rende recital especial
 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es