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Um dia inteiro dedicado à preparação para o mercado

Latinidades investe no projeto “Serviço de Preta” como espaço de formação para o empreendedorismo e impacto social

As principais feiras e festivais de arte e cultura do mundo possuem espaços conhecidos como “Ambiente de Mercado”, onde são realizadas conferências, rodadas de negócios, pitchs, showcases e outras atividades, com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva e gerar oportunidades para trabalhadores da cultura.

Assim como no mercado de trabalho em geral, a cadeia produtiva das artes e da cultura reproduz desigualdades estruturais que negam oportunidades mínimas para agentes culturais e empreendedores negras e negros.

Apesar de todo o legado da cultura negra para humanidade, os espaços onde se discute o mercado da arte e da cultura, têm sido historicamente negados para pessoas negras. E não basta simplesmente estar lá, já que, não raramente, não dispomos das ferramentas necessárias para corresponder ao network e às dinâmicas lineares, eurocentradas e embranquecidas da indústria.

Temos acompanhado com otimismo os esforços de alguns dos maiores eventos do Brasil no sentido de buscar soluções para equidade de gênero e raça em suas programações. Ao mesmo tempo, decidimos, criar o nosso próprio ambiente de mercado.

Para a construção desse espaço nos inspiramos no legado de empreendedorismo decolonial, construído e manutencionado por mãos e mentes de mulheres negras da Irmandade da Boa Morte – na ativa há mais de duzentos anos. Já no século XIX a Irmandade da Boa Morte criou estratégias bem estruturadas de resistência e preservação da identidade cultural preta e comprou alforria de pessoas escravizadas com a venda de quitutes, contribuições e taxas de seus associados.

A partir da responsabilidade de dialogar com as origens afrocentradas do empreendedorismo brasileiro (que nasce da necessidade de sobrevivência, liberdade e reação à escravidão e à violência), nosso primeiro ambiente de mercado é um ambiente de preparação, com oferta de workshops, cursos, mentorias e ferramentas – um espaço de formação empreendedora especialmente criado para trabalhadoras negras da cultura.

Em 2015 criamos o “Serviço de Preta” – projeto de formação técnica e política nas áreas da cadeira produtiva da cultura, das artes e da comunicação. Este ano Serviço de Preta será o nosso ambiente de preparação para o mercado. “Serviço de preto” é uma expressão racista, construída para desqualificar o trabalho de pessoas negras e reservar-lhes o lugar de subalternidade e incapacidade. “Serviço de Preta” é uma ação afirmativa de gênero e raça que desenvolve e oferta cursos, mentorias e consultorias para potencializar competências. As atividades vão acontecer das 9h às 18h do dia 27 de julho, último dia de festival.

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