Afrolatinas,  Espaço Infantil,  Latinidades 2020,  Programação 2020

Vai ter Latinidade Kids!

Não é porque o Latinidades 2020 vai acontecer totalmente online que o Latinidades Kids não estaria entre os nossos espaços de encontro. Latinidades e Pretaria BlacKids se juntaram para realizar o projeto Pretinhosidades, elaborado pelo Grupo Editorial Pretaria BlackBooks e Aflorarte Produções. Todos os dias, de 22 a 27 de julho, acontecerão diversas atividades voltadas para crianças, com muita arte, cultura, diversão e literatura de autoria negra. Confira a programação, que vai ser toda transmitida pelo Instagram @pretariablackids.

22 de julho, quarta-feira
14h – Oralidades e brincadeiras de matrizes africanas – Malego Lalá


“O objetivo da oficina é, através das linguagens brincantes, buscar compreensão dos códigos alicerçais e estimular as conexões com os sagrados, coletivamente. Experimentar as formas de aprendizados no modo de brincar africano e a força da ancestralidade, com brincadeiras para combater o racismo e solucionar problemas”.

Malego Lalá é filha da Mara, mãe,  jovem jongueira de Axé, brincante griô, catadora de materiais recicláveis, bonequeira, bailarina, atriz, compositora, pandeirista e aromaterapeuta. Bacharela em humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB – Malês). Graduanda em licenciatura plena em  pedagogia, pela UNILAB Malês.

23 de julho, quinta-feira
10h – Yoga Para Mães e Filhos – Gabi Moreno


“A oficina irá utilizar recursos do Yoga como prática de conexão entre adultos e crianças, buscando co-criar ritmos respiratórios e movimentos que abram espaços para o contato com o corpo, com as emoções e com a subjetividade de cada um, gerando condições para que um olhar gentil e amoroso para consigo e para com o outro possam surgir”.

Gabriela Moreno dedica-se ao estudo e pesquisa da não-violência e autonomia no cuidado com a saúde da mulher. É mãe, Doula, professora de Yoga e terapêuta ayurvédica.  Graduanda em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo, acompanha mulheres em seus processos de gestar, parir e maternar.

14h – Contação de História “de Boca” de Tradição Oral – Giselda Perê


“Agbalá Conta é uma cabaça encantada que guarda as histórias da nossa ancestralidade preta africana e preta brasileira. Após ser agradada a cabaça se abre nos entregando sabedorias e belezas da nossa herança cultural.”

Giselda Perê é Mestra em Arte / Educação, Artista, Educadora, Narradora de Histórias no Núcleo Agbalá Conta @agbalaconta que pesquisar como histórias das culturas tradicionais pretas e transformar em narrativas e treinamento para artistas e professores.

24 de julho, sexta-feira
10h – A capoeira na Construção das Identidades – Haydée Paixão – Aflorarte Produções


“O objetivo da Oficina é promover o reconhecimento da Capoeira enquanto episteme de fortalecimento da identidade quando praticada por pessoas negras, descendentes de africanas e africanos escravizados, neste território que foram as que deram nascimento à esta arte que hoje está no mundo. Nasceu nos nossos quintais e terreiros, carrega o ritual das religiões de matrizes africanas, a proteção e defesa de uma cultura e de conhecimentos ancestrais criminalizados. A luta pela liberdade do espírito contra o cativeiro e a escravidão que também é dança e ginga.”


Haydée é discípula de Mestre Pinguim do Núcleo de Artes Afrobrasileiras, Grupo Guerreiros e Guerreiras de Senzala, linhagem de Mestre Gato Preto de Santo Amaro da Purificação.


14h – Encontro com a Autora do Livro Coração  do Mar – Escritora, Ilustradora e Arte Educadora Ana Carolina Fernandes


Carol Fernandes é Escritora, Ilustradora e Pedagoga com formação complementar em Educação Social, nascida em Belo Horizonte, Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a sua formação acadêmica integrou projetos de pesquisa e extensão relacionados à promoção do letramento literário na primeira infância, critérios de qualidade para a composição de um acervo diverso e práticas de leitura e contação de histórias com bebês e crianças. Atuou como professora na etapa da Educação Infantil, onde pôde desenvolver projetos que articulam cultura, artes visuais e literatura a temáticas relacionadas às identidades raciais, sociais e de gênero das crianças.


Escreveu e ilustrou a poesia visual “Mulheres que guardo em mim”, publicada de maneira independente e, também, o livro ilustrado Coração do Mar, lançado em parceria com a crivo editorial.

25 de julho, sábado
10h – Encontro com a Mafalda Pequenino – atriz e apresentadora do Quintal da Cultura


“O Mar que banha a Ilha de Goré” de Kiusam de Oliveira – faremos o caminho inverso das viagens empreendidas pelos africanos escravizados, a partir do século  XVI. Com a princesa Kika, mergulharemos no manto verde jade da Mãe Mar e conheceremos uma terra rica e cheia de histórias”.

26 de julho, domingo
10h – Leitura do Livro Tainá – das Escritoras Ayana e Cristiane Sobral


“A menina Tainá vive feliz em um país tão pequeno quanto um estádio de futebol onde estão plantadas algumas das flores mais lindas do planeta, mas a humanidade em crise enfrenta momentos de devastação. Tainá, com seu espírito guerreiro, e lutará para preservar a vida do lugar onde habita com o apoio da sua família e de sua flor preferida, a Afeniceofanis. Uma história encantadora com um final que emociona para ler e reler até a próxima leitura! Lançado em 2018 com Ilustrações de Maria e Direção de Arte Ricardo Caldeira Autoria Ayana Sobral e Cristiane Sobral”

14h – Leitura Coletiva com Pretinhas Leitoras – Educadora Elen Ferreira 



Eduarda, Helena e Elisa Ferreira são irmãs, Estudantes e apresentadoras do Canal Pretinhas Leitoras. A iniciativa objetiva a construção de uma sociedade justa, que garanta o acesso à educação e cultura do povo negro e resgata esses saberes através da literatura negra. Eduarda e Helena são gêmeas e têm 11 anos. Elisa é a mais nova do time e tem 6 anos. Equipe Pedagógica e Técnica: Elen Ferreira – Produção: Cintia Sant’Anna

27 de julho, segunda-feira
10h – Encontro com o Pequeno Príncipe Preto – Ator e Roteirista Júnior Dantas 


“Será um momento de muita alegria e descontração para toda a família. Um misto de atividades para as crianças, onde O Pequeno Príncipe Preto fará um bate papo sobre a obra e ensinará como produzir os adereços cênicos que serão usados na sua contação de estória”.


Junior Dantas é ator e jornalista. Em 2020, recebeu o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra como Melhor Ator e de Melhor Narrativa, pela obra original, argumento e criação do espetáculo O Pequeno Príncipe Preto, que foi exibido em mais de 30 cidades do Brasil, para mais de 65 mil espectadores. É uma obra de muita representatividade, que fala de forma lúdica sobre a beleza e a riqueza da cultura negra, das diferenças, do amor, da filosofia Ubuntu e de ancestralidade.

14h – Pocket Show com Tina Ramalho, Tina – Afro- diaspórica 


“Nesta apresentação virtual ao público infantil, Tina vai mostrar um repertório de encanto: o pertencimento à mãe natureza, o cuidado com os que vieram antes e a transmissão de ancestralidade serão tema das canções.  Tina está se formando em Antropologia e hoje é uma das vozes presentes na irradiação da musicalidade e cultura afro brasileira. Com o violão e algum instrumento feito por ela, vai levar suas canções  para animar a tarde das crianças negras e do público em geral”.

 - 
English
 - 
en
French
 - 
fr
German
 - 
de
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es