Jornada

Políticas Afirmativas na Cultura

 

A Jornada aborda a diversidade e inclusão na produção e gestão cultural, políticas afirmativas na cultura – histórico, porquês, participação social e também disponibiliza um curso online de libras para produtoras culturais negras, negros e negres.

Professores: Jaqueline Fernandes, Thalian Luiza, Bárbara Barbosa, Marcelo Zig, Eurides Nascimento, Lorena Saavedra

01/06/2023 à 30/06/2023

SOBRE O CURSO

A diversidade, a inclusão na produção e a gestão cultural são premissas nessa Jornada da Universidade Afrolatinas, que incentiva a promoção de políticas afirmativas na cultura. Além de trocas de informações sobre os históricos, os porquês e as participações sociais, também é disponibilizado um curso online de libras para produtoras culturais.

SOBRE A EQUIPE DOCENTE


Bárbara Barbosa, especialista em Acessibilidade, Especialista em Acessibilidade para Ambientes Culturais, Tradutora Intérprete de Libras. CEO na Abayomi Produções e Acessibilidade. Palestrante, Consultora e Produtora de Acessibilidade Cultural. Especialista em Acessibilidade em Ambientes Culturais, Especialista em Acessibilidade, Palestrante e Intérprete de Libras.

Eurides Nascimento, CEO no Instituto Eurides Nascimento, Amante da Língua Brasileira de Sinais-Libras , Consultora Especialista em Diversidade, Inclusão e Empreendedorismo, Coordenadora de Diversidade-SGE- AJE, Embaixadora da Sustentare SGE.

Jaqueline Fernandes, Reitora da Universidade Afrolatinas. Gestora cultural há mais de vinte anos. Jornalista, multi artista, pesquisadora em políticas afirmativas na cultura. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, mestranda em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas. Fundadora e coordenadora do Festival Latinidades.

Lorena Saavedra, é de Belém do Pará, formada em Comunicação Social, Hab. Relações Públicas. É especialista em Políticas Culturais e Economia Criativa. Pós graduada em Produção Cultural e Mídia, foi aluna especial e regular do Mestrado em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (Pós Cultura). Produtora, gestora e ativista cultural. Realizadora de projetos com foco na transformação social e fortalecimento da economia da criativa especialmente na Amazônia. Foi assessora técnica na Secretaria de Cultura da Bahia e Diretora de Economia Criativa na Secretaria de Estado de Cultura Pará. Atuou como produtora cultural nas empresas Via Press e Centro Cultural Brasil Estados Unidos _ CCBEU. Coordenou a produção da TV Justiça do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Há 15 anos realiza palestras, cursos, oficinas e mentorias em Processos Criativos e Produção Cultural. Criou a Rede Coletivo Amazônia Criativa e a Amazônia Política Cultural, movimento de estímulo à expansão do conhecimento e amplo debate acerca das políticas públicas de cultura da Amazônia, especialmente do estado do Pará.

Marcelo Zig, é filósofo, palestrante e ativista dos direitos da pessoa com deficiência. Idealizador do Projeto Mergulho Cidadão – campanha preventiva aos riscos da terceira causa de lesão medular por acidente no Brasil, Fundador do coletivo Quilombo PcD que trabalha no combate aos impactos da aliança entre o racismo e o capacitismo na vida da pessoa preta com deficiência, Speaker do TEDx Pelourinho, Curador do TEDx Salvador, Criador do Programa de Acessibilidade, Líder do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e Fundador da Comissão de Profissionais com Deficiência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, Coordenador pedagógico da formação em ativismo de direitos humanos para jovens lideranças com deficiência – Inclusive Nós – promovido no Brasil pela UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas, e Porta Voz da Inklua empresa de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência para o trabalho formal.

Thalian Luiza, mulher negra, mãe, Bacharel em Administração, pesquisado políticas públicas com ênfase em raça e gênero.