Vai ter Latinidade Kids!
Não é porque o Latinidades 2020 vai acontecer totalmente online que o Latinidades Kids não estaria entre os nossos espaços de encontro. Latinidades e Pretaria BlacKids se juntaram para realizar o projeto Pretinhosidades, elaborado pelo Grupo Editorial Pretaria BlackBooks e Aflorarte Produções. Todos os dias, de 22 a 27 de julho, acontecerão diversas atividades voltadas para crianças, com muita arte, cultura, diversão e literatura de autoria negra. Confira a programação, que vai ser toda transmitida pelo Instagram @pretariablackids.
22 de julho, quarta-feira
14h – Oralidades e brincadeiras de matrizes africanas – Malego Lalá
“O objetivo da oficina é, através das linguagens brincantes, buscar compreensão dos códigos alicerçais e estimular as conexões com os sagrados, coletivamente. Experimentar as formas de aprendizados no modo de brincar africano e a força da ancestralidade, com brincadeiras para combater o racismo e solucionar problemas”.
Malego Lalá é filha da Mara, mãe, jovem jongueira de Axé, brincante griô, catadora de materiais recicláveis, bonequeira, bailarina, atriz, compositora, pandeirista e aromaterapeuta. Bacharela em humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB – Malês). Graduanda em licenciatura plena em pedagogia, pela UNILAB Malês.
23 de julho, quinta-feira
10h – Yoga Para Mães e Filhos – Gabi Moreno
“A oficina irá utilizar recursos do Yoga como prática de conexão entre adultos e crianças, buscando co-criar ritmos respiratórios e movimentos que abram espaços para o contato com o corpo, com as emoções e com a subjetividade de cada um, gerando condições para que um olhar gentil e amoroso para consigo e para com o outro possam surgir”.
Gabriela Moreno dedica-se ao estudo e pesquisa da não-violência e autonomia no cuidado com a saúde da mulher. É mãe, Doula, professora de Yoga e terapêuta ayurvédica. Graduanda em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo, acompanha mulheres em seus processos de gestar, parir e maternar.
14h – Contação de História “de Boca” de Tradição Oral – Giselda Perê
“Agbalá Conta é uma cabaça encantada que guarda as histórias da nossa ancestralidade preta africana e preta brasileira. Após ser agradada a cabaça se abre nos entregando sabedorias e belezas da nossa herança cultural.”
Giselda Perê é Mestra em Arte / Educação, Artista, Educadora, Narradora de Histórias no Núcleo Agbalá Conta @agbalaconta que pesquisar como histórias das culturas tradicionais pretas e transformar em narrativas e treinamento para artistas e professores.
24 de julho, sexta-feira
10h – A capoeira na Construção das Identidades – Haydée Paixão – Aflorarte Produções
“O objetivo da Oficina é promover o reconhecimento da Capoeira enquanto episteme de fortalecimento da identidade quando praticada por pessoas negras, descendentes de africanas e africanos escravizados, neste território que foram as que deram nascimento à esta arte que hoje está no mundo. Nasceu nos nossos quintais e terreiros, carrega o ritual das religiões de matrizes africanas, a proteção e defesa de uma cultura e de conhecimentos ancestrais criminalizados. A luta pela liberdade do espírito contra o cativeiro e a escravidão que também é dança e ginga.”
Haydée é discípula de Mestre Pinguim do Núcleo de Artes Afrobrasileiras, Grupo Guerreiros e Guerreiras de Senzala, linhagem de Mestre Gato Preto de Santo Amaro da Purificação.
14h – Encontro com a Autora do Livro Coração do Mar – Escritora, Ilustradora e Arte Educadora Ana Carolina Fernandes
Carol Fernandes é Escritora, Ilustradora e Pedagoga com formação complementar em Educação Social, nascida em Belo Horizonte, Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a sua formação acadêmica integrou projetos de pesquisa e extensão relacionados à promoção do letramento literário na primeira infância, critérios de qualidade para a composição de um acervo diverso e práticas de leitura e contação de histórias com bebês e crianças. Atuou como professora na etapa da Educação Infantil, onde pôde desenvolver projetos que articulam cultura, artes visuais e literatura a temáticas relacionadas às identidades raciais, sociais e de gênero das crianças.
Escreveu e ilustrou a poesia visual “Mulheres que guardo em mim”, publicada de maneira independente e, também, o livro ilustrado Coração do Mar, lançado em parceria com a crivo editorial.
25 de julho, sábado
10h – Encontro com a Mafalda Pequenino – atriz e apresentadora do Quintal da Cultura
“O Mar que banha a Ilha de Goré” de Kiusam de Oliveira – faremos o caminho inverso das viagens empreendidas pelos africanos escravizados, a partir do século XVI. Com a princesa Kika, mergulharemos no manto verde jade da Mãe Mar e conheceremos uma terra rica e cheia de histórias”.
26 de julho, domingo
10h – Leitura do Livro Tainá – das Escritoras Ayana e Cristiane Sobral
“A menina Tainá vive feliz em um país tão pequeno quanto um estádio de futebol onde estão plantadas algumas das flores mais lindas do planeta, mas a humanidade em crise enfrenta momentos de devastação. Tainá, com seu espírito guerreiro, e lutará para preservar a vida do lugar onde habita com o apoio da sua família e de sua flor preferida, a Afeniceofanis. Uma história encantadora com um final que emociona para ler e reler até a próxima leitura! Lançado em 2018 com Ilustrações de Maria e Direção de Arte Ricardo Caldeira Autoria Ayana Sobral e Cristiane Sobral”
14h – Leitura Coletiva com Pretinhas Leitoras – Educadora Elen Ferreira
Eduarda, Helena e Elisa Ferreira são irmãs, Estudantes e apresentadoras do Canal Pretinhas Leitoras. A iniciativa objetiva a construção de uma sociedade justa, que garanta o acesso à educação e cultura do povo negro e resgata esses saberes através da literatura negra. Eduarda e Helena são gêmeas e têm 11 anos. Elisa é a mais nova do time e tem 6 anos. Equipe Pedagógica e Técnica: Elen Ferreira – Produção: Cintia Sant’Anna
27 de julho, segunda-feira
10h – Encontro com o Pequeno Príncipe Preto – Ator e Roteirista Júnior Dantas
“Será um momento de muita alegria e descontração para toda a família. Um misto de atividades para as crianças, onde O Pequeno Príncipe Preto fará um bate papo sobre a obra e ensinará como produzir os adereços cênicos que serão usados na sua contação de estória”.
Junior Dantas é ator e jornalista. Em 2020, recebeu o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra como Melhor Ator e de Melhor Narrativa, pela obra original, argumento e criação do espetáculo O Pequeno Príncipe Preto, que foi exibido em mais de 30 cidades do Brasil, para mais de 65 mil espectadores. É uma obra de muita representatividade, que fala de forma lúdica sobre a beleza e a riqueza da cultura negra, das diferenças, do amor, da filosofia Ubuntu e de ancestralidade.
14h – Pocket Show com Tina Ramalho, Tina – Afro- diaspórica
“Nesta apresentação virtual ao público infantil, Tina vai mostrar um repertório de encanto: o pertencimento à mãe natureza, o cuidado com os que vieram antes e a transmissão de ancestralidade serão tema das canções. Tina está se formando em Antropologia e hoje é uma das vozes presentes na irradiação da musicalidade e cultura afro brasileira. Com o violão e algum instrumento feito por ela, vai levar suas canções para animar a tarde das crianças negras e do público em geral”.