Universidade Afrolatinas

Universidade Afrolatinas

Projeto de universidade aberta, híbrida e afrocentrada, a  Universidade Afrolatinas tem a missão de contribuir para democratizar conhecimentos técnicos, ferramentais, políticos e filosóficos sobre história, arte e cultura negra.  Com isso, queremos fortalecer outros paradigmas de ensino, aprendizagem e  integração entre arte, cultura e educação, por meio de novas ferramentas, processos e práticas integrativas.

O conceito de Universidade Livre, ou Universidade Aberta, surgiu nos anos 70, com o movimento “Open University”, para inovar o ensino superior e oferecer instruções de qualidade e baixo custo. A universidade livre tem como missão estar aberta a pessoas, lugares, métodos e ideias. 


Cursos disponíveis


Oficina: Práticas Pedagógicas para uma Educação Decolonial

Tendo em vista a obrigatoriedade de cumprimento da lei 10.639 referente a aplicação do  conteúdo de história e cultura Afro brasileira e indígena em todo âmbito escolar, a oficina de práticas pedagógicas objetiva instrumentalizar os profissionais da educação com dinâmicas e materiais que possam ser utilizados durante todo o ano letivo.
Data: 25/03/2023.

Professora: Gabi Onanga

Inscrições: Em breve novas inscrições.

Jornada de Produção e Gravação Musical

Uma jornada de aprendizados e intercâmbios com profissionais de referência que culmina na gravação de uma música no Estúdio Afrolatinas, gratuitamente. Serão selecionadas/es/os 34 artistas de qualquer uma das RAs do Distrito Federal para receber conteúdos exclusivos e gravar uma música.

Data: 08/04/2023 à 27/04/2023.

Professores: Ziati Comazi, Afroragga Flowman, Verônica Pessoa, Ana Paula Paulino, Bia Ferreira, Rebeca Realleza e Lerym

Inscrições: Em breve novas inscrições.

Afrolatinas Tech

A Universidade Afrolatinas, em parceria com o Google, oferece 500 bolsas para cursos de tecnologia. Os Certificados Profissionais do Google são cursos 100% online, desenvolvidos para capacitar pessoas em habilidades e profissões em alta demanda, mesmo sem experiência prévia. Os cursos estarão disponíveis no Coursera e podem ser feitos de forma flexível, ou seja, na velocidade que cada uma, um e ume preferir.

Data: a partir de 15/04/2023 es alunes terminam ao seu tempo.

Inscrições: Em breve novas inscrições.

Jornada Signos da Sua PJ: Modelos jurídicos e seus impactos em empreendimentos culturais.

Com a finalidade de ajudar o público a obter informações concisas e de forma objetiva, será possível dar um passo adiante na realização dos seus planos e crescimento da sua iniciativa como agente cultural a partir do entendimento do caminho que melhor se enquadra nos seus objetivos.

Data: 02/05/2023 à 06/05/2023

Professoras: Júlia Silva e Karina Cruz

Inscrições: Em breve novas inscrições.

Jornada Métodos Ágeis em Produção Cultural

Novas metodologias de modelagem e gestão de projetos culturais, princípios e ferramentas e ferramentas.

Data: 22/05/2023 à 26/05/2023.

Professora: Dalva Santos

Inscrições: Em breve novas inscrições.

Jornada Políticas Afirmativas na Cultura

A Jornada aborda a diversidade e inclusão na produção e gestão cultural, políticas afirmativas na cultura – histórico,  porquês, participação social e também disponibiliza um curso online de libras para produtoras culturais negras, negros e negres.

Data: 01/06/2023 à 30/06/2023.

Professoras:

Jaqueline Fernandes, Thalian  Luiza, Bárbara Barbosa, Marcelo Zig, Eurides Nascimento e Lorena Saavedra.

Inscrições: Em breve novas inscrições.

Jornada em produção Cultural

Em parceria com o Festival Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina, visando à expansão do público alcançado, a Universidade Afrolatinas apresenta sua Jornada de Produção Cultural Negra, presencial durante o Festival Latinidades. 

Local e data:

  • 06, 07 e 08 de Julho – Museu Nacional da República (Anexo II).
  • 09 de Julho – lê Asè Oya Bagan, Paranoá – DF.

Professoras:

Michelle Cano, Rita Teles, Edmilia Barros, Joyce Cursino, Luciana Adão, Michelly Mury, Ana GB, Ciça Pereira, Nilma Bentes, Beth de Oxum, Carla Akotirene, Janaina Costa, Senhorita Bira e Matilde Ribeiro.

Programação: 

Essa jornada será presencial dentro do Festival Latinidades em Brasília-DF, para mais informações e inscrição clique no link de cada atividade que deseja realizar.  

Acesse aqui as atividades dessa jornada  e inscreva-se.